quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

"Nem tudo o que reluz é ouro"


O homem é um ser pensante – a minha primeira recordação da aula de filosofia no colégio. Gostaria de trazer essa frase para o raciocínio do ditado de hoje, mas com uma modificação simbólica: o homem é um ser sonhador.
Desde criança nós brincamos e reinventamos o mundo, vivemos numa realidade pessoal, cheia de subjetividades. Na adolescência começamos a questioná-lo, a encarar a realidade e a sonhar com o nosso brilhante futuro. Porém, na medida em que vamos crescendo, achamos que a pureza da infância acaba, e com as preocupações do dia-a-dia, vamos nos tornando, responsáveis, estressados, maduros, enfim, tornamo-nos adultos.  
É aí que começa o aprendizado mais duro: quando queremos experimentar na prática todo aquele aprendizado da infância (deixados pelos com nossos pais), e na adolescência (quando questionamos tudo e começamos a formar o nosso caráter). Eis a questão.
Eu penso que quando somos adultos, cheios de certezas e opiniões, esquecemos que aí existe um grau muito importante de falta de maturidade: não conseguimos enxergar a Verdade. Estamos tão cheios de certezas sobre as coisas da vida que acabamos por colocar uma névoa entre nós e a realidade, já que por todo o resto deste caminhar encontraremos casos em que as nossas certezas vão pro buraco negro.
Meu irmão outro dia estava se lamentando porque não conseguiu se sair bem no mercado de veículos, mercado esse que ele sempre quis trabalhar, e havia conseguido essa oportunidade. Pra lhe consolar, eu poderia ter-lhe dito “nem tudo o que reluz é ouro”.
Com as nossas certezas, idealizamos tudo: emprego, amor, amizades, família. E, volta e meia, confrontamo-nos com a realidade tentando se mostrar para nós.

Precisamos ter a simplicidade da criança que está descobrindo o mundo sempre, todos os dias. Sempre se surpreendendo e se emocionando. Vivendo num mundo tão complexo acontecendo diante de nós e vivendo, sem certezas, cada momento, cheio de maravilhas e perigos, mas com a certeza de que cada um deles é uma pepita de ouro que reluz para  guardá-la. E peço a adolescente grandeza de sempre poder sonhar com um futuro melhor para mim.

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo”
Fernando Pessoa

Este vídeo é para os sonhadores de plantão:


O post de hoje vai pra você, Cám!


2 comentários:

  1. "Na medida do impossível,
    Veja tudo como é..." (Ana Canãs)

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Ótima reflexão, Fernando. É precsio nunca perder a ternura e o brilho no olhar. Esse é o tempero da vida, que as atribulações do dia-a-dia acabam afetando.
    Gostei do seu modo de escrever, das clarezas das suas idéias e do visual do espaço.
    Beijos e seja bem-vindo à blogosfera.
    Lu.

    ResponderExcluir