sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

"A alegria e a dor não vêm por si; respondem ao chamado dos homens."

Antigo provérbio chinês, como todos eles, muito cheio de verdade.
Na medida do nosso caminhar nos deparamos com as mais adversas situações, mas as que nos fazem mais refletir e encher nossos corações de dúvidas com certeza são as situações de sofrimento.
Quando passamos por uma adversidade muito grande, muitos se perguntam logo "Por que isso está acontecendo justamente comigo?". É quando sentimos que a vida pode nos dar um golpe e tomar rumos que não desejamos, e começamos a perceber que muitas vezes não temos controle sobre os nossos atos.
Será?
Tomando como princípio de que todo fato decorre de um fato anterior, e de que a vida é uma série de acontecimentos decorrente das nossas próprias escolhas, como podemos culpar aquela abstrata entidade chamada Destino, ou Sina, ou Sorte, ou até mesmo Deus, como muitos acham, de que tal fracasso foi um golpe?
Se hoje estou aqui escrevendo no quarto é porque uma série de escolhas que fiz anteriormente me permitiram estar agora aqui hoje. Se meses atrás o meu conhecido sofreu um ataque cardíaco, mesmo tendo 20 anos de idade, é porque ele não resolveu buscar um especialistas mesmo sabendo que seus pais e os seus avós são cardíacos e que ele corre um risco muito grande de desenvolver uma doença do gênero. Se o marido de minha amiga a deixou por outra mulher, é porque ela foi ruim (ou boa) demais a ele, e indo no mais fundo, aconteceu porque um dia ela escolheu casar-se com ele. Enfim, qualquer fato do cotidiano, seja ele mau ou bom, vem em decorrência dos nossos atos, eles respondem ao nosso chamado,como diz o ditado. Vivemos numa era cheia de expectativas, e deixamos de enxergar a simplicidade que é a nossa vida. Estamos na era de que se dar bem sempre é o caminho do sucesso, e não queremos admitir o quanto erramos e somos ingênuos, sempre culpando o outro ou a Deus.
Um bom exemplo disso é de que sempre que algo bom nos acontece, achamos que foi pelo nosso merecimento, o contrário da situação ruim, onde dificilmente compreendemos que também foi pelo merecimento nosso.
Peçamos ao Destino que tenhamos serenidade e sabedoria para fazermos boas escolhas, e sabedoria também de entender que quando fizemos uma escolha errada e sofremos a consequência dela, é em nós que está a responsabilidade e a força do aprendizado e da resiliência para suportarmos sem culpa, nossas dificuldades.



Desejo a todos um excelente final de semana.

3 comentários:

  1. Amoorr que maravilha seus 2 primeiros textos. Feliz por vc voltar a escrever! Esse em especial é muito verdadeiro... Sabedoria pra entender e aprender com todas as situações da vida e procurar sempre refletir para tomarmos decisões que venham de encontro ao que desejamos para nós... "Todos os estados começam a se formar na mente"... Qdo tomamos certas decisões...
    Continue escrevendo... Não pare! ;)
    Beijos da sua, Carol

    ResponderExcluir
  2. é semear coisas boas para colhermos bons frutos... Se dentro de um cesta tem uma maçã podre as outras estão em boas condições é se remover a que não presta com cautela para que nenhuma outra fruta se estrague.

    ResponderExcluir
  3. Fer! Concordo com você! A vida é simples assim: feita de escolhas e seus resultados... mas de vez em quando acho que existe uma pitada de sorte sim! Estou orgulhosa de como você escreve bem! Beijo!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir