quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

De Bem Com a Vida

“De Bem Com a Vida” (How About You), filme irlandês do diretor Anthony Byrne, parece um clichê daqueles filmes de final de ano sobre o espírito do natal. Não deixa de sê-lo, porém, é um filme autêntico e comovente.
Ellie é uma destemida jovem. Após a sua mãe adoecer, ela se vê obrigada a procurar ajuda com a irmã que é dona de um asilo. Sua irmã dispõe-se a ajudá-la, dando-lhe um emprego e um lugar pra morar. Um imprevisto acontece e Ellie acaba ficando, por algumas semanas, responsável pelo asilo. Isso parece ser um tormento, pois os velhinhos são muito rabugentos e não suportam uns aos outros.

A medida que Ellie se aproxima deles e vice-versa, se desenlaçam descobertas, aprendizados  e amizades. Com a experiência dos velhos, Ellie aprende a ser uma pessoa madura e eles aprendem, com a vitalidade e juventude de Ellie, a reviver e superar as frustrações dos seu passado.
É um filme light, sem sensacionalismo de grandes cenas emotivas, típico dos filmes natalinos. Se for assistido sem muita expectativa, você se leva pela história, se diverte e comove-se em vários momentos.

 Um diálogo muito original do filme e que nunca irei esquecer, é de Ellie, depois de brigar com a irmã, desabafando com uma das velhinhas, que diz:

- Minha irmã não para de me chatear, vive chateada e reclamando. Acho que ela nunca gostou de mim.

- Ellie querida, por que você diz isso? O que importa na realidade não é o que as pessoas dizem a você. Palavras são só palavras. O que importa é o que elas fazem pra você. Você a procurou e ela lhe deu um emprego e um lugar pra morar e você ainda acha que ela não a ama. Eu deveria ter dito isto antes a você.

Preciso dizer mais? Passo adiante, deixando-me.


Nenhum comentário:

Postar um comentário