Caminhar pelo paradoxo... Isso soa tão confuso para nós, não é mesmo? Mais confuso fica quando lemos este aforismo de Oscar Wilde, pois como é que a contradição pode ser o caminho da verdade, se acreditamos que a Verdade é algo único e absoluto? Oscar Wilde é uma das grandes influências da minha vida. Sempre que deparo com uma frase dele ou de outro escritor que admiro muito, busco qual o fundo de verdade nela. A frase do título, porém, foi-me clara no primeiro instante, pois fala sobre algo que eu sempre acreditei.
Oscar Wilde |
Não há nada mais verdadeiro e natural no mundo em que vivemos do que o paradoxo. Na vida nos deparamos sempre com duas realidades que estão sempre se opondo, mas que precisam coexistirem para que tudo exista. Tomemos como exemplo algumas coisas banais do nosso cotidiano: macho e fêmea, dia e noite, negativo e positivo, matéria e espírito, bem e mal – todas essas coisas, que se colocadas frente a frente parecem tão antagônicas, são na prática, elementos que complementam-se. Visto que tudo no mundo é dual, desde os átomos, que forma tudo o que existe, só existe porque há a polaridade negativa e positiva, que forma-os e une-os, como podemos buscar a Verdade por um caminho sem paradoxos? A própria ciência só nasce depois do paradoxo, pois é a incoerência que nos leva a buscar respostas.
Só a unção das idéias dos contraditórios e a alquimia entre as polaridades podem produzir o que chamamos de Verdade. A própria Verdade sempre tem dois lados, duas maneiras diferentes de se ver. Não nos enganemos buscando certezas absolutas, pois não há uma que seja universal. A contestação é o arauto da sabedoria!